conferência internacional

2012
Livro “Estado do Mundo 2012” é lançado durante a Conferência Ethos

Livro “Estado do Mundo 2012” é lançado durante a Conferência Ethos

11 junho, 2012

Pela primeira vez, publicação conta com informações produzidas no Brasil

A programação da Conferência Ethos Internacional 2012 é dedicada a discutir e preparar propostas para a Rio+20. Como parte das atividades, foi lançada a versão brasileira do livro Estado do Mundo 2012 – Rumo à Prosperidade Sustentável: Rio+20, com informações valiosas para embasar debates da Rio+20 e promover a adoção de novas atitudes. Produzido pelo Worldwatch Institute (WWI) e publicado pela UMA Editora, com o apoio do Instituto Ethos, o livro é tido como a fonte de maior reconhecimento e autoridade no que se refere a soluções para questões globais de sustentabilidade.

O livro é uma compilação de artigos assinados por especialistas mundiais, destacando projetos inovadores e políticas criativas, além de trazer novos enfoques sobre o desenvolvimento sustentável no século XXI.

Na ocasião, Eduardo Athayde, diretor do Worldwatch Institute Brasil, lembrou que o momento é de a sociedade pensar na dimensão da ecologia interior, considerando o princípio da sustentabilidade e pensando nas gerações futuras. Além disso, é necessário que se criem mecanismos que fomentem a adesão de empresas a modelos mais sustentáveis, como “indicadores de descarbonização”, que poderiam ser utilizados pelas bolsas de valores.

Para Michael Renner, pesquisador-sênior do WWI e um dos diretores do projeto, o mundo vive um momento de vulnerabilidade social e econômica. Na sua avaliação, da Rio 92 para cá, poucos compromissos firmados tiveram um significativo grau de evolução. Esses compromissos se referiam a uma população global de 5,4 bilhões de habitantes, que hoje já chega a 7 bilhões.

Renner destaca que é fundamental buscar a prosperidade, mas ela precisa ser sustentável, com todos os seres humanos vivendo com dignidade e oportunidades. “Como as circunstâncias e necessidades mudam no mundo, todos têm ideias diferentes do que seria desenvolvimento sustentável. Precisamos reconhecer as oportunidades, que são muitas, de buscá-lo”, comenta.

Ele elenca quatro temas de grande importância para o futuro: energia, transportes, construção e reciclagem. “A energia é um catalisador na economia, essencial na busca de um mundo mais sustentável. Cada vez mais empresas aderem à energia renovável. Nos últimos anos, os empregos verdes no mundo praticamente dobraram de volume. No setor energético, já contabilizamos mais de 5 milhões, e esse número continua crescendo”, disse.

Em transportes, o pesquisador do WWI avalia que são necessários esforços para reduzir a pegada de carbono, especialmente no setor automotivo. Combustíveis alternativos, veículos híbridos e elétricos, que respondem por apenas 10% do mercado, são algumas soluções, mas ainda há muito a ser feito. “Precisamos de maior seriedade dos governos com o transporte público. O segmento emprega cerca de 26 milhões de pessoas e é o grande responsável pela mobilidade da população de renda mais baixa”, complementa.

De acordo com Renner, o setor da construção civil está evoluindo. A questão da sustentabilidade avança em vários países, mas no Brasil o setor ainda carece de expressividade, embora as perspectivas sejam boas, como alguns projetos de habitação popular. São ótimas oportunidades para geração de emprego, assim como a reciclagem em geral, que cria dez vezes mais vagas que um aterro sanitário. O momento é de estimular o reaproveitamento desses materiais e incentivar esse mercado, formalizando os catadores.

A promoção dos empregos verdes e da economia ecológica requer capacitação, na opinião do pesquisador. Os governos poderiam criar centros de treinamento e estimular as empresas a fornecer cursos para os funcionários. “Quem investe em verde, precisa saber que haverá mão de obra suficiente para dar conta desse mercado.”

Crédito da Imagem – Clovis Fabiano/Instituto Ethos
Legenda da Foto – Capa do Livro Estado do Mundo 2012 – Rumo à Prosperidade Sustentável Rio+20

Confira o vídeo do lançamento na Conferência Ethos:

PUBLICAÇÕES

Leia os documentos preparatórios para a Conferência Ethos Internacional 2012

SAIBA MAIS

PARCERIAS

Saiba quem são os parceiros na organização da Conferência Ethos Internacional 2012

SAIBA MAIS

PATROCÍNIO

Conheça quais são as empresas que tornam possível Conferência Ethos Internacional 2012

SAIBA MAIS
  • itau
  • sebrae
  • Eletrobras
  • Governo Federal
  • kpmg
  • infraero
  • braskem
  • bradesco
  • queiroz galvao